Contador de visitas

Contador de visitas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PERCEPÇÕES SOBRE HIPERTEXTO

ATIVIDADE 1: O QUE É HIPERTEXTO

Hipertexto é um conjunto de informações que estão disponibilizadas ao leitor em forma de ramais, em que uma informação completa ou auxilia a outra. Essas informações podem ser palavras, imagens referências a documentos, que de forma não linear, fazem conexão para que o leitor possa construir o seu próprio texto. É um conjunto de fragmentos de informação conectados entre si. Muitos historiadores têm se dedicado a estudos sobre o conceito de hipertexto e qual a sua utilidade para o leitor. Uma das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação.
O hipertexto nos leva a vários caminhos e abre portas para a aquisição de conhecimento. E muitas são as maneiras de se processar um texto que pode ser em forma de sons, imagens, animações, sendo útil para facilitar a interação entre autor e leitor.
Num mundo em que a tecnologia tem avançado cada vez mais, é de suma importância para todas as categorias, estudantes, professores, profissionais, a navegação através do hipertexto, a procura dele na mídia, que nos leva ao encontro de informações que se espalham pela rede tecnológica e que une profissionais de todas as áreas e pessoas comuns no mundo virtual.
Segundo Mielcnizuk e Palácios (2002), Landow (1997) o mundo dos livros é um ambiente limitado, visto que se tem como uma das características do hipertexto, a intertextualidade. Já na navegação pelo hipertexto, é possível viajar livremente por outros textos e “acionar a intertextualidade ao infinito”.
Como navegadora virtual, considero o mundo das mídias a maneira mais fácil e rápida de se ter informações no momento do processo de construção do texto.




Um comentário:

  1. Realmente atraves do hipertexto temos inuformaçoes mais rapidas e precisas.Isabel

    ResponderExcluir