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quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CURRÍCULO



O currículo constituiu um dos fatores que maior influência possui na qualidade do ensino. Este aparente consenso esconde um equívoco. Não existe uma noção, mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adotadas O currículo continua a ser frequentemente identificado, com o "plano de estudo". Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso. "Em termos práticos, como escreve Ribeiro (1989), o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram, de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar". Este conceito de currículo, muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e todos os fatores que nele interferem. Procurando traduzir estas novas concepções Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo: "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover".
Além de vários conceitos a respeito de currículo, surgem também alguns estudos sobre como integrá-lo à tecnologia, visto que isso potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. E a escola deve sempre favorecer essa integração no sentido de transformar a escola e a sala de aula num espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, visando à formação de cidadãos e a construção de uma sociedade democrática, consolidado pelo uso das tecnologias.
No entanto, utilizar termos e instrumentos tecnológicos não significa, necessariamente, aprender sobre eles, mas se utilizar deles para disseminar o conhecimento. E isso se faz nos estudos do dia-a-dia e também no trabalho com projetos, essenciais no processo de integração, pois o uso da tecnologia na aprendizagem constitui-se uma produção colaborativa de conhecimentos.
Eveliny Almeida Feitosa

Um comentário:

  1. Colega
    Concordo quando você diz que currículo constitui um dos fatores que influência na qualidade do ensino.A ele é atribuído vários significados,mas sabemos que este consiste em perpassar o conceito mais amplo que é colocar em primeiro plano o contexto escolar no qual o aluno vivencia e todos os fatores que advém dessa realidade, tendo como foco o ensino-aprendizagem, tendo metas claras para o alcance dos resultados.Vale ressaltar que a escola sempre deve favorecer a integração, transformando esta num espaço de troca de idéias, visando o desenvolvimento pleno do indivíduo.

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